A Norma ABNT NBR 16626 classificação da reação ao fogo de produtos da construção, visa definir um procedimento para a classificação e reação ao fogo dos produtos da construção, esta norma baseia-se nos métodos de ensaios de reação ao fogo.
Para efeito de segurança das instalações e usuários, os materiais da construção civil devem cumprir com as características necessárias de resistência e reação a fogo, caso contrário a edificação terá sua segurança reduzida.
A norma ISO 11925-2, a metodologia e parâmetros para ensaio e avaliação dos materiais à ignitabilidade sob exposição ao fogo.
Os materiais devem sofrer ensaios diversos, e os resultados individuais devem ser classificados para a determinação da classificação de determinado produto para a exposição e reação ao fogo.
Os materiais utilizados me coberturas devem cumprir com os parâmetros estabelecidos pela norma 9442, e serem classificados dentro das CLASSES I, IIA E IIIA, ou seja, não podem , ter a propagação de chama vertical com velocidade acima do estabelecido nestas classes.
Especificamente para o sistema de coberturas em ensaios de acordo como a ISO 11925-2, sob condição de aplicação de chama na superfície com 15 s de tempo de exposição, a propagação de chama vertical não pode exceder 150 mm de ponto de aplicação da chama, dentro de 60 s do tempo de aplicação.
É importante salientar que os fabricantes dos produtos destinados a construção, devem garantir ao consumidor que seus produtos estejam de acordo com os parâmetros estipulados pelas instruções normativas e legais. E que materiais com características inferiores às determinadas podem causar e/ou agravar sinistros como incêndios.
Caso hajam dúvidas quanto a qualidade e destinação implementada de cada produto da construção um Perito deve ser consultado.