Qual a importância da fundamentação técnica nos laudos para ressarcimento de danos elétricos?
- José Edvaldo Moreira Costa Júnior
- 3 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Danos elétricos às instalações prediais e equipamentos eletrodomésticos, podem ter fato gerador em muitas as causas. Podem ter fato gerador por sobrecarga elétrica, quedas de tensão, falhas de instalações elétricas, falhas no aterramento, curto-circuito, falta de equipamentos de proteção tais como disjuntores e dispositivos de proteção de surtos de energia, entre outros.
Para tanto é de fundamental importância que o laudo de vistoria contemple todas as considerações prediais, de suas instalações e dos equipamentos danificados.
O perito deve incluir em seu trabalho registros fotográficos e de inspeção de todos estes equipamentos, e realizar os testes de eficiência as instalações e dos dispositivos de proteção conforme preconizam as orientações normativas.
Os documentos do laudo de inspeção devem comtemplar desde a alimentação proveniente da concessionária de energia, o ponto de entrega, elementos condutores e de proteção, a origem dos ramais instalados, os circuitos dos equipamentos danificados e as condições climáticas na data do sinistro.
A depender do dano constatado, dos sinais provenientes deste dano, e da análise técnica sistêmica com os adequados registros visuais e técnicos em conformidade com as instruções legais e normativas, o perito poderá com segurança atestar e a origem e as causa da manifestação patológica.
É sempre recomendado que ao sofrer um sinistro o proprietário/responsável pelas instalações, para reduzir o risco jurídico, contrate um profissional especializado em perícias de engenharia, muitas vezes com capacidade multidisciplinar para que possa adequadamente avaliar as múltiplas interferências e influências que possam influenciar nos danos do sinistro.
Comments