Os sistemas construtivos de coberturas das edificações devem ser eficientes nos quesitos estanqueidade à água e desempenho térmico, tais diretrizes são dadas pelas Normas ABNT destacadas na Tabela abaixo.
A ABNT NBR 15575-5 estabelece que o sistema de coberturas é um conjunto de elementos e componentes dispostos no topo da construção, com a função de assegurar a resistÇência, estanqueidade às águas pluviais e salubridade ao usuário.
Deve também proteger os demais sistemas da edificação a ação de elementos externos e agentes naturais estabelecendo além da proteção a estanqueidade os requisitos necessários ao conforto térmico acústico.
É essencial ao projetista e construtor estabelecer as premissas de projeto, necessárias ao adequado atendimento dos requisitos normativos.
A escolha do método construtivo e os materiais utilizados determinam positiva ou negativamente o alcance dos requisitos normativos e a vida útil das instalações.
Concluída a fase de projeto deve o construtor se atentar na escolha, aquisição, recebimento e conservação dos materiais aplicados, em todos os processos produtivos da execução e conservação até a entrega do empreendimento.
Devem os projetos dos sistemas de coberturas o atendimento às solicitações dinâmicas que atuarão no sistema, Segurança no uso e na operação, Não apresentar partes soltas ou destacáveis sob ação do próprio peso e sobrecarga de uso, propiciar a Manutenção e operação Propiciar condições seguras para sua montagem e manutenção, bem com o para a operação de dispositivos instalados sobre ou sob o SC.
Os projetos dos sistemas de coberturas devem:
- detalhar a forma de aplicação e fixação da subcobertura;
- detalhar as sobreposições e tamanhos das emendas;
- detalhar os acessórios necessários;
- indicar declividade do SC face aos componentes especificados;
- indicar acessórios necessários;
- indicar os materiais e detalhes construtivos dos arremates, de forma a prevenir avarias decorrentes de movimentações térmicas e assegurar a estanqueidade;
- indicar a forma de fixação dos componentes;
Quanto a perícias de engenharia, cabe ao Perito de Engenharia, na Inspeção Predial dos sistemas de cobertura, proceder com a avaliação (a depender o sistema) isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação, deve ser classificada quanto ao nível de complexidade da vistoria e seu resultado deve ser contextuado mediante a elaboração de seu laudo pericial.
Engenheiro José Edvaldo Moreira Costa Júnior.